Início Restaurantes Trintaeum apresenta experiência de Degustação de Queijos Mineiros

Trintaeum apresenta experiência de Degustação de Queijos Mineiros

4
0
COMPARTILHAR

Em seu propósito de apresentar o que há de melhor em Minas Gerais, o Trintaeum Restaurante lança sua nova Degustação Guiada de Queijos Mineiros. O serviço traz uma seleção de nove queijos de todo o estado, harmonizados com produtos regionais como geleias, compotas, mel e vegetais confitados – proporcionando dessa forma uma viagem sensorial pelos vários terroirs mineiros e suas iguarias gastronômicas de excelência.

Trintaeum apresenta experiência de Degustação de Queijos Mineiros

“O queijo é um dos símbolos mais reconhecidos de Minas Gerais e criamos uma experiência para honrá-lo em toda sua riqueza. A degustação apresenta a diversidade desses produtos, desde os Queijos Minas Artesanais (QMA) cujo modo de fazer virou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, até exemplares de igual qualidade e que têm outras formas de fabricação. Tudo fruto de uma grande e constante pesquisa em busca dos melhores produtores”, explica a chef da casa, Ana Gabi Costa, que idealizou a proposta e a desenvolveu com a consultoria de Eduardo e Denise Girão, do projeto “Só Queijo Cura”.

A seleção inclui queijos aclamados e que representam diferentes territórios e estilos, vários deles de pequenas produções e difícil obtenção. “Escolhemos cada um levando em consideração a relevância cultural de cada perfil e os sabores que queremos apresentar. Temos diferentes tipos de queijos, como de massa crua ou cozida, frescos e maturados, feitos com leite de vaca, cabra ou ovelha. Estão presentes exemplares de diversas regiões com terroirs expressivos, assim como Serro e Canastra, e vários premiados nacional e internacionalmente”, apresenta a chef.

Um carrinho de jacarandá desenhado especialmente para a experiência chega à mesa montado com os exemplares e seus acompanhamentos, e a degustação começa dos queijos mais frescos e leves, evoluindo para os mais intensos e complexos. O jacarandá, inclusive, foi escolhido por ser uma madeira historicamente usada na produção das formas de queijo, simbolizando a tradição e o universo artesanal.

Ao longo do serviço, os queijos são servidos de forma sequencial, ora harmonizados com algum produto que eleve o seu sabor, ora sem acompanhamentos. Tudo para que a experiência seja sempre a melhor possível. Cada queijo desempenha um papel na degustação, sendo assim um personagem importante na história da tradição desse produto em Minas.

A Degustação Guiada de Queijos Mineiros acontece apenas sob reserva antecipada para grupos de até quatro pessoas por mesa. O serviço é personalizado para cada grupo, levando em conta as preferências e curiosidades individuais. Ele é sempre guiado por um especialista em queijos da casa, que fica inteiramente à disposição. Isso significa que cada experiência é única, com possíveis variações na seleção dos produtos degustados. Além disso, a proposta é continuar em curadoria constante para sempre renovar os queijos, trazendo os melhores de acordo com a sazonalidade, a qualidade das produções e honrar a diversidade.

Para viver a experiência, as reservas devem ser feitas previamente, por meio do link https://trintaeum.com.br/. As vagas são limitadas e sujeitas à disponibilidade. A Degustação Guiada de Queijos Mineiros tem o valor de R$ 180 por pessoa.

Leia também Vai um queijinho aí? Conheça os destinos de queijo no Brasil