A Rede Turismo Rural Consciente (TRC) é um ambiente inovador, estratégico e democrático. Um espaço onde todos podem exercer sua cidadania, estreitar laços de solidariedade, ampliar relacionamentos, exercitar a troca de conhecimento, abraçar objetivos comuns e preparar uma retomada mais forte do segmento turístico. Para apoiar suas ações, lança oficialmente o site turismoruralconsciente.com.br, blog e três redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.
“Com alegria participei do surgimento desta rede inovadora e estratégica. Seu nascimento aconteceu de maneira orgânica, a partir da divulgação da Carta Aberta do Turismo Rural. Ela motivou a realização de uma série de videoconferências entre os respectivos subscritores com atuação nos diferentes elos da cadeia produtiva brasileira do Turismo Rural”, lembra Andreia Roque, uma das fundadoras do TRC e porta-voz do Instituto Brasil Rural.
Objetivos
A Rede Turismo Rural Consciente visa melhor compreender os impactos diretos e indiretos da pandemia (declarada em 11 de março de 2020 pela OMS), e debater políticas públicas voltadas para preservar a viabilidade do Turismo Rural, que, por sua própria natureza, deve ser uma atividade sustentável, ambientalmente responsável, economicamente viável e socialmente justa.
Participantes
São membros da rede mais de 100 empreendedores de turismo rural, sediados em todas as regiões do Brasil. Todos com atuação direta ou indireta no mercado de viagens e turismo. Entre eles, prestadores de serviços de valor agregado. Eles retratam o coletivo Turismo Rural Consciente como uma atividade dinâmica e em constante evolução, conectada para planejar a retomada gradual e organizada da oferta e demanda.
São profissionais da agropecuária e agricultura familiar que apostam no resgate e na promoção do patrimônio cultural e natural comunitário, enquanto atrativos turísticos.
Estratégia
O objetivo é unir forças, em meio ao contexto da pandemia, para favorecer sinergias entre os atores participantes da rede colaborativa, que é aberta à participação de todos os interessados em compartilhar boas práticas e destacar exemplo de destinos e empreendimentos que adotam protocolos e prestam serviços adequados ao novo padrão de segurança. A TRC atua de maneira estratégica para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Social (ODSs/ONU), conforme Agenda 2030.
As atividades desenvolvidas pela TRC são programadas a partir de encontros virtuais. Eles são organizados nos diferentes Grupos de Trabalho (GTs), constituídos por meio do WhatsApp, integrados ao Conselho Gestor.
Concurso Cultural
Para atrair novos participantes, a TRC lança também concurso para a escolha do melhor slogan ao site. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o próximo dia 22 de abril – data do Descobrimento do Brasil, Dia da Terra e do Agente de Viagens. O GT de Comunicação do TRC selecionará três slogans que serão submetidos à votação popular no Instagram. O vencedor terá direito de escolher como prêmio uma das várias opções ofertadas pelos empreendedores da Rede.