Depois de sofrerem perdas significativas nos negócios, sendo considerado o segmento mais atingido pela pandemia, o Turismo se prepara para recuperar o prejuízo. Com a proximidade da alta temporada, os donos de pequenos negócios do setor têm como oportunidade o aumento do movimento turístico, principalmente dentro do país, considerado tendência nos próximos meses.
Para ajudar os empresários neste movimento de retomada a se recuperar, o Sebrae intensificará as ações em todos os estados, em parceria com o Ministério do Turismo e entidades do setor.
A retomada do turismo tem um impacto significativo nos pequenos negócios, tendo em vista que 98% do segmento é formado por micro e pequenas empresas. O retorno das atividades turísticas potencializa o funcionamento de diversos outros setores, como bares e restaurantes, artesanato e economia criativa.
De acordo com o gerente de Competitividade do Sebrae, Cesar Rissete, já se constata a intensificação do movimento turístico nos finais de semana e feriados e a ampliação da demanda por reservas, que deve aumentar com a chegada do verão e do final do ano.
Segundo ele, os negócios localizados em praias e em áreas naturais apresentam maior demanda pelos turistas, que buscam ambientes onde tenham maior sensação de segurança e ao mesmo tempo lhes ofereçam serviços que possibilitem bem-estar físico e emocional.
“É preciso que as empresas estejam preparadas e que os turistas sejam adequadamente orientados sobre as mudanças em virtude da pandemia”, destacou o gerente de Competitividade do Sebrae, Cesar Rissete.
Dados do Google apontam que quatro em cada 10 brasileiros dizem que viajar é a primeira coisa que pretendem fazer depois da quarentena. O estudo também mostrou que, além de preferir destinos nacionais, mais regionais, e refúgios particulares em contato com a natureza, os que pretendem viajar estão mais atentos à prevenção da doença.
“O Sebrae terá forte atuação nos estados, principalmente para que os empresários adotem os protocolos de retomada elaborados com nossos parceiros, que trazem orientações e dicas práticas de como adaptar o negócio, de acordo com as medidas de segurança e higiene. Também orientamos os pequenos negócios como usar os canais de comunicação junto ao potencial turista para informar as medidas adotadas para que se sintam seguros”, contou o gerente.
Além disso, os pequenos negócios que atuam no segmento do turismo serão estimuladas a aderir ao Selo Turismo Responsável, lançado pelo Ministério do Turismo. O selo não será obrigatório, mas pode ser considerado um diferencial para que os turistas se sintam mais seguros ao viajar e frequentar locais que cumprem os protocolos específicos para a prevenção da Covid-19.
No Portal Sebrae, os empresários encontram uma página específica com acesso a conteúdos personalizados com as principais recomendações para recuperar os prejuízos e ter uma retomada segura e consciente das atividades do turismo. Estão disponíveis e-books e materiais informativos de apoio para os negócios de turismo em áreas naturais, meios de hospedagem, turismo de eventos e negócios e agências de turismo.