Início Ecoturismo, Aventura e Esporte Turistas podem alimentar periquitos no maior viveiro de aves do Brasil

Turistas podem alimentar periquitos no maior viveiro de aves do Brasil

2359
0
COMPARTILHAR

Agora os visitantes do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, têm uma novidade única no Brasil para vivenciar: a possibilidade de alimentar cerca de 300 periquitos dentro do Viveiro Cecropia com um mix de sementes. Essa experiência interativa de alimentar as aves é bastante diferenciada e aproxima o visitante ainda mais da natureza.

Podem participar pessoas de todas as idades, mas crianças até 4 anos precisam estar acompanhadas de pais ou responsáveis durante a experiência. É importante lembrar que o turista não pode tocar os pássaros mesmo que eles se aproximem e eventualmente pousem no visitante.

O Parque tem políticas de bem-estar animal que buscam manter as características naturais  das espécies e oferecer sempre a oportunidade de escolha dos animais. Além disso, é necessário tomar cuidado ao se mover durante a interação, pois as aves podem se interessar pelas sementes que caem no chão.

A gerente do Departamento de Educação Ambiental, Camila Martins, conta que a interação com as aves visa proporcionar uma conscientização ambiental, já que os animais estão ali porque foram resgatados e não conseguem mais viver em seu ambiente de ocorrência natural.

“O visitante tem a oportunidade de conhecer os hábitos alimentares ao ficar bem perto dessas aves da Mata Atlântica enquanto elas se alimentam. É curioso observar quais são suas preferências – algumas gostam das sementes grandes, outras das frutas secas, e todas amam o girassol –, como se alimentam, interagem entre elas”, diz Camila.

Os periquitos vieram de diversos centros de resgate de todo o Brasil, além de muitos zoológicos, totalizando 16 instituições de nove diferentes estados do país. Aves recebidas de situações de apreensão chegam, muitas vezes aos empreendimentos que as acolhem, em péssimas condições. E no Parque das Aves elas encontram essa nova oportunidade de ter um lar.

Durante estas interações o visitante também aprende sobre educação ambiental e as ações que devemos evitar para que animais não sejam mais vítimas de tráfico, caça ou maus tratos.

Como participar

A experiência, que dura aproximadamente 15 minutos, consiste em segurar uma colher de madeira com um mix de sementes para convidar alguns periquitos que vivem no Viveiro Cecropia a se aproximar para interagir com este alimento.

Para participar basta que o visitante compre um ingresso para o Parque das Aves (ingressos.parquedasaves.com.br) e vá até o Viveiro Cecropia, que fica no meio da trilha do Parque. Lá ele pode adquirir por R$ 10 um mix de sementes selecionadas de acordo com a dieta da espécie e utilizar uma das colheres disponíveis para alimentar os periquitos.

“Cada porção conta com aproximadamente 20g de grãos como cártamo, girassol, sorgo, milho, canjica, trigo mourisco e semente de abóbora, além de rações específicas, acrescida de aveia com casca, arroz cateto e frutas desidratadas. A mistura foi feita com base no gasto de energia desses animais dentro do viveiro, garantindo que tenham saúde e um alto grau de bem-estar. A ideia é ir acrescentando novos itens periodicamente para manter o perfil nutricional deste alimento e o interesse dos animais”, comenta Henrique Tavares, chefe da Divisão de Nutrição Animal, responsável pelo oferecimento desse mix aos animais.

Cuidados especiais

Para garantir a segurança dos visitantes, todas as colheres são higienizadas com álcool após o uso. Além disso, a distância física entre participantes é sugerida, e o uso de máscara durante toda a atividade é obrigatória, inclusive para tirar fotos.

“Trabalhamos com a distância física entre grupos de participantes para que todos se sintam seguros e possam aproveitar a interação. Tudo para que nossos visitantes tenham uma experiência incrível no Parque das Aves”, comenta Camila.

 O Viveiro Cecropia

Turistas podem alimentar periquitos no maior viveiro de aves do Brasil

O viveiro é o maior do Brasil e um dos maiores do mundo. Ele levou dois anos até ficar pronto e foi estudado e estruturado sem nenhum dano à floresta. Por isso, foi feito sem a utilização de grandes máquinas, nem a derrubada de árvores. Aliás, as árvores fazem parte do design e ambientação para que os animais tenham o melhor ambiente possível para viver.

Ao todo 30 profissionais, especializados em construção sustentável em ambiente florestal, foram recrutados para o desenvolvimento do viveiro. Toda a estrutura, peças e colunas foram fabricadas pela equipe e levadas pelos trabalhadores com as próprias mãos para evitar a entrada de caminhões que compactariam o solo.

“O viveiro está inserido dentro da Mata Atlântica, por isso foi concebido com métodos construtivos sustentáveis, sem danos ao ecossistema”, diz Carmel Croukamp, diretora geral do Parque das Aves.

Ingressos antecipados

A procura por ingressos neste feriado está sendo grande, então a sugestão é que os visitantes comprem as entradas com antecedência, para garantir a data e horário da visita. Os ingressos estão disponíveis no site do Parque das Aves (https://ingressos.parquedasaves.com.br/) e o pagamento pode ser feito com o cartão de crédito.

Serviço

Experiência de alimentação de periquitos no Viveiro Cecropia

Valor: R$ 10 por pessoa/porção de alimento. É necessário comprar ingresso para o Parque das Aves: ingressos.parquedasaves.com.br

Quando: De terça a domingo, das 9h30 às 11h30 e das 13h às 17h30

Quem: Para todas as idades. Crianças até 4 anos precisam estar acompanhadas de um adulto

Onde: no Viveiro Cecropia, no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu

Leia também Conheça as aves românticas do Brasil