Início Eventos Um Mar de Inovações: evento reuniu líderes do turismo e apontou avanços...

Um Mar de Inovações: evento reuniu líderes do turismo e apontou avanços em ESG e tecnologia

9
0
COMPARTILHAR

No dia 9 de dezembro, o AquaRio, maior aquário marinho da América do Sul, foi palco de um encontro que reforça a importância da inovação e da sustentabilidade para o futuro do turismo brasileiro. O evento “Um Mar de Inovações”, realizado pelo Grupo Cataratas em parceria com a Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF (Universidade Federal Fluminense) e a Embratur, marcou o lançamento do projeto Maré de Inovação: Design de Serviços para Transformar a Experiência do Turista.

A abertura oficial contou com nomes de peso do setor: Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas; professor João Evangelista, diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF; e Edivaldo Reis, gerente de Inovação e ESG da Embratur. Em discursos alinhados, os três destacaram o papel estratégico da colaboração entre governo, academia e iniciativa privada para a criação de soluções que unam tecnologia, experiência e consciência ambiental.

Um dos pontos altos da programação foi o painel Turismo, Inovação e ESG, que reuniu Talita Uzeda (Grupo Cataratas), Isabela Fogaça (UFRRJ) e Liliana Magalhães (SOMOS). A conversa abordou como práticas sustentáveis e recursos tecnológicos podem não apenas enriquecer a experiência dos turistas, mas também contribuir para a preservação de patrimônios naturais e culturais.

Na sequência, o Observatório de Turismo e Inovação – Hub Rio apresentou uma união de instituições de ensino em turismo, governança do turismo e entidades como o BioParque do Rio, o AquaRio e Paineiras Corcovado para desenvolver práticas inovadoras no setor. O projeto Maré de Inovação também ganhou destaque com a explicação de sua metodologia, que inclui análise de experiências em outros aquários renomados, assim como pesquisa direta com visitantes para identificar pontos de melhoria.

Um Mar de Inovações evento reuniu líderes do turismo e apontou avanços em ESG e tecnologia

“Queremos entender a jornada do visitante em profundidade, mapear suas expectativas e, com base nisso, propor dessa forma inovações que melhorem a experiência, desde a chegada até a saída. Isso é fundamental para fidelizar o público e torná-lo embaixador de nossos atrativos,” explicou Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância do evento, mais especificamente o entrosamento entre governo, iniciativa privada e universidade para não só para a valorização do turismo, mas também para a geração de empregos.

“A colaboração entre universidade, setor privado e governo é responsável por gerar novas oportunidades de negócios e emprego, especialmente na área de tecnologia e inovação. Nós fomentamos esse encontro na Embratur. Quem faz o turismo acontecer é o setor privado, nas universidades está o conhecimento e a inovação, e nós entramos com o incentivo, com a indução de investimento em novos projetos e soluções para enfrentar assim os desafios do setor, principalmente, para tornar a experiência do turista cada vez melhor”, explicou Marcelo Freixo.

O evento “Um Mar de Inovações” foi encerrado com a fala do professor Carlos Lidizia, vice-diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, em comemoração dos 10 anos do Núcleo de Projetos da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, seguida de um coquetel em frente ao grande tanque oceânico do AquaRio, uma das áreas mais icônicas do espaço.

Mais do que lançar um projeto, o encontro evidenciou o papel do Brasil como potencial referência em turismo sustentável e tecnológico. Com iniciativas como essa, os organizadores do encontro evento “Um Mar de Inovações” mostram portanto que é possível unir crescimento econômico, preservação ambiental e experiências memoráveis para os visitantes.

Leia também Chieko Aoki é homenageada no 5º Encontro Liberdade para Empreender