Localizado em Nhecolândia, município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, o Hotel Fazenda Baía das Pedras mostra que é possível combinar a pecuária com sustentabilidade, preservacionismo e empreendimento turístico. Distante 300 km da capital Campo Grande, está em uma área do Pantanal brasileiro que recebe influência da Amazônia e do Cerrado. O resultado é uma grande diversidade da flora e fauna.
O Pantanal é considerado por diversos cientistas um grande viveiro natural. Hoje, é o refúgio para espécies ameaçadas de extinção como a onça-pintada, a arara-azul, o tamanduá-bandeira e a ariranha. São mais de 3.500 espécies de plantas, 124 de mamíferos, 177 de répteis, 41 de anfíbios e pelo menos 423 tipos de aves.
O Hotel Fazenda Baía das Pedras atua como um dos agentes protetores dessa riqueza natural. Em parceria com a Universidade da Escócia, mantém o projeto Tatu Canastra, que monitora e protege a espécie. Além disso, a anta tem seu projeto especial financiado por zoológicos americanos e europeus.
O hóspede vive o dia a dia do Pantanal
A criação extensiva de gado e a criação de cavalos pantaneiros são atividades importantes da fazenda. Elas oferecem aos hóspedes uma experiência real da vida e da lida do dia a dia no Pantanal.
São apenas cinco quartos para atender aos turistas, que passam a ter maior proximidade com os proprietários, que os recebem como se acomodassem velhos amigos, resultando em um acolhimento diferenciado.
As diárias na Baía das Pedras oferecem diversas atividades. Entre elas o safári fotográfico (com sorte, é possível ficar bem próximo da rainha do Pantanal, a onça), pesca de piranha, cavalgada pantaneira, focagem, roda de tereré e prosa, caminhadas e canoagem. Todas incluídas na hospedagem.
Dóio e Rita, o casal de anfitriões, têm a preocupação de manter vivas as tradições pantaneiras. Por isso, são referência nas cavalgadas, com programas de até três dias, com pernoite em outras fazendas e acompanhamento de comitivas.
Conhecer o Hotel Fazenda Baía das Pedras é conhecer o coração do Pantanal e do pantaneiro. Para saber mais ou fazer sua reserva, acesse: Baia das Pedras.