É de pequeno que se aprende! Essa é uma frase que todo mundo sabe, e foi por isso que a opção de viagem com o Théo dessa vez foi para ele aprender o quanto é necessário preservar a natureza e principalmente o quanto o lixo pode impactar o meio ambiente … e parece que ele aprendeu direitinho!
Nosso destino foi o Guarujá, que agora oferece dois passeios ecológicos diferentes e com um certo gostinho de aventura. Almoçamos no Restaurante do Hotel Ferrareto… fantástico!
Saindo do encontro do Rio do Peixe com o mar, fomos em um pequeno barco passear pelo rio, passando por uma área de mangue, onde é possível ver vários tipos de pássaros. O encantamento do “baixinho” foi incrível. A cada pássaro que se avistava vinha a frase “Olha só vó!” Durante o caminho se passa por várias casas em palafita, na sua maioria casas de caiçaras.
Embora existam ações permanentes realizadas pela S.O.S Rio do Peixe e pelo INMAR para limpeza dos mangues, onde já retiram 3 toneladas de lixo até agora, muitas garrafas pets e sacolinhas plásticas ainda podem ser encontradas, o que revoltou “meu pequeno” ….
“Vó, as pessoas não sabem que a gente só pode jogar o lixo no lixo?”
O passeio dura em média 40 minutos e mostra um mundo completamente novo para quem mora em meio aos prédios das cidades.
Nessa noite fomos jantar no Praia Verde Beach Club, um lugar verdadeiramente pé na areia, onde tudo no espaço virou uma grande brincadeira para o Théo.
Ficamos hospedados no Hotel Canto do Atlântico, recebidos pela Isabel, que fez com que nos sentíssemos em casa.
No dia seguinte a grande aventura … visita a uma ilha… a Ilha dos Arvoredos. São 50 minutos de navegação. Na ilha tudo é mágico, começando por uma escultura de uma grande Fênix que saindo do rochedo.
Tudo por lá foi construindo com foco na sustentabilidade de forma muito interessante. A caixa de água é um foguete em homenagem a viagem do homem á lua; tem um farol bem no meio do topo, além de uma mina subaquática (lógico que desativada) enfeitando o jardim ao lado de um antigo canhão. Tem grutas e cantinhos especiais, além de uma casa toda feita em pedras. O local funciona como um centro de pesquisas da Fundação Fernando Lee.
O Théo se encantou com tudo, principalmente com a experiência de estar em um barco no meio do mar.
Antes de voltar para São Paulo, uma parada no Restaurante Dona Eva, para e deliciar com camarões, que ele adora.
Vovó Legal e o Théo foram convidados para essa aventura pelo Guarujá Convention and Visitors Bureau.
Siga o Vovó Legal pelo @vovolegal.sp