E lá fomos nós … eu e meu “fiel escudeiro”, Théo, para a exposição imersiva do Tutankamon.
Hoje, as crianças não “curtem” muito histórias que envolvem múmias, muito menos sobre descobertas do antigo Egito; exatamente por isso imaginei que o Théo não fosse gostar tanto… errei.
A exposição está dividida em várias salas, e na primeira, painéis mostram a linha do tempo e curiosidades como o processo de mumificação, os deuses egípcios, etc.
Em outra sala, uma múmia real e seu sarcófago, réplicas de objetos do faraó, como as sandálias de ouro e outras curiosidades.
A imersão começa no próximo ambiente, onde em um espaço imenso, imagens projetadas nas paredes e no chão, fazem com que a gente mergulhe em paisagens e histórias sobre a vida de Tutankamon.
Se transformar em um personagem do Egito antigo através de uma foto virtual é bastante interessante.
Com os óculos virtuais, viajamos por lugares da época, passando por locais nunca imagináveis. É tão real que não se pode nem mexer na cadeira.
Na minha opinião – e do Théo também – é a última experiência. Com óculos de realidade virtual nos movimentamos em um salão, onde as mãos abrem e fecham caminhos, descobrem tesouros, junto com outros “arqueólogos” que estão no local. É fantástico.
A exposição é uma aula de história para qualquer idade, com descobertas que não aprendemos na escola, além de conhecer melhor sobre os deuses e sobre esse faraó que foi tão importante. Quem gosta de histórias sobre extraterrestres, vai poder também encontrar algumas impressões, diria, interessantes.
Tutankamon, a experiência imersiva
Local: 4º Piso Shopping Cidade São Paulo (Em frente ao Cinema);
Período: até 19 de maio de 2024;
Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 21h
Ingressos no local, ou através da plataforma www.ticketmaster.com.br ou www.tutankamonxp.com.br