Ilhabela (SP) foi o destino dos participantes da ABETA Summit 2019. O evento contou com representantes de quase todos os estados. A ideia central dessa edição foi destacar a importância do turismo de natureza no trade nacional e mundial.
Foram quatro dias mesclando capacitações, vivencias, palestras, gastronomia e geração de negócios. Isso tudo em um dos mais bonitos cenários de turismo de natureza do Brasil.
Completando quinze anos em 2019, a ABETA tem entre seus associados empreendedores da área de ecoturismo e turismo de aventura. Em comum, todos trazem em suas ações o respeito ás normas técnicas de segurança em suas atividades. Além da busca pela excelência de seus produtos e a real preocupação com a sustentabilidade do planeta.
Flávio Ferrari, Head do CIFS BR – Copenhagen Institute for Futures Studies, abriu o painel de palestras, trazendo o tema “O Poder Transformador do Turismo de Natureza”. Ele mostrou um cenário positivo envolvendo fatores econômicos, sustentáveis, preservacionistas e de modo de vida.
Nomes de destaque ligados a parques nacionais como Kelen Leite, Nadja Hofmann, Julio Meyer e Apoena Figueiroa, compartilharam informações com todos os presentes.
Foram debatidos diversos temas, com a presença de profissionais de renome internacional. O turismo de natureza, que inclui os esportes náuticos, foi o tema da conversa com Klaus Peters, Patrick Muller e André Valentim.
Entre as atividades, teve palestras e apresentação de serviços
Mostrar as bases comunitárias como um produto a ser desenvolvido no turismo, trazendo benefícios sociais e econômicos para pequenas comunidades que estão em geral a margem de roteiros. Além de valorizar e difundir a cultura desses personagens, foi o tema desenvolvido por Daniela Marcondes e Matheus Marques.
A gastronomia não ficou de fora do ABETA Summit. O evento teve coffee breaks com os sabores da “terra brasilis”. Os presentes puderam saborear pequenas tapiocas, bolinhas de tainha e outras tantas delícias. No cardápio dos almoços, a tradição da mesa caiçara.
Acreditando que a vivência faz a diferença, o evento teve várias possibilidades de novas experiências. Entre elas: mergulho, caminhada, roteiro para bike e passeio em 4×4 e barco para conhecer o paraíso chamado Ilhabela.
Rodada de negócios entre os participantes e o momento de conexão, com a biodança sob o comando da Mestra Valkiria Bolineli.
Foram quatro dias (14 a 18/08) de intensas atividades que transformarão o cenário do turismo de natureza no país e que deixaram a vontade de que o ABETA Summit 2020 chegue logo.